Portais da Cidade
Xplosion games

Notícias na 25 de março

Listando: 1 à 5 de 1317
USUÁRIOS RICOS E DO SUL E SUDESTE COMPRAM MAIS PELA REDE

A proporção chega a 79% na classe A e 16% nas classes DE em todo o país

Dados da pesquisa TIC Domicílios, divulgada hoje, 26, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil apontam que o uso do comércio eletrônico para a compra de bens e serviços está mais concentrada entre os usuários ricos e das regiões Sul e Sudeste. O levantamento compreende o período de 12 meses antes da conclusão da pesquisa em março deste ano.

Aponta que 39% dos usuários fizeram fizeram transações no comércio eletrônico. A proporção chega a 79% na classe A e 16% nas classes DE. Também há diferenças regionais: 45% dos usuários de internet da região Sudeste e 26% da região Norte realizaram alguma atividade de comércio eletrônico nesse período.

Segundo a pesquisa, a maioria dos respondentes moravam em zona urbana (42%) e os outros em zona rural (19%). Eram homens (43%) e mulheres (36%) e de cor branca (45%). A maior parte com idades entre 16 e 59 anos.

STREAMING EM EXPANSÃO
De acordo com a pesquisa, no quesito “Atividades culturais”, 74% dos brasileiros conectados gostam de assistir a vídeos e 72% deles também ouvem música. Isso corresponde a pouco mais da metade da população acima dos 10 anos que realiza tais atividades (56%), havendo, nos últimos anos, uma ampliação do consumo de serviços via streaming, como Netflix, Spotify e YouTube.

Os vídeos, programas, filmes ou séries são mais assistidos em sites ou por aplicativos de compartilhamento de vídeos, com 46% de adeptos; já os aplicativos de mensagens instantâneas respondem por 44% da preferência dos usuários para o consumo de conteúdo, seguidos pelas redes sociais (38%) e por serviços por assinatura (33%). O pagamento para assistir a filmes e séries na Internet ocorre em quase a metade dos indivíduos da classe A, e cerca de um terço da classe B, sendo pouco comum entre usuários das classes C e DE.

ATIVIDADES NA INTERNET
As atividades de comunicação são as mais comuns no uso da rede, sendo o envio de mensagens instantâneas realizado por 92% dos usuários de Internet, seguido pelo uso de redes sociais (76%) e chamadas por voz ou vídeo (73%), em crescimento nos últimos anos.

A busca por informações também está entre as principais atividades realizadas na internet, sobretudo a busca por produtos e serviços (59%), seguida por assuntos relacionados a saúde ou a serviços de saúde (47%). Essa última apresenta uma proporção menor entre pessoas de 60 anos ou mais (39%) e nas classes DE (31%).

Ainda, 41% dos usuários de internet afirmam efetuar atividades ou pesquisas escolares na rede, sendo que 40% estudam por conta própria e 12% realizam cursos à distância. Apenas um terço dos usuários (33%) fazem trabalho pela Internet, sendo que essa proporção representa menos da metade da força de trabalho (45%).

(Fonte: ABNOR GONDIM) - 26/05/2020
BRISANET COMPRA TRANSPONDERS DA PADTEC PARA ILUMINAR ROTAS NO NORDESTE

Investimento recorde da operadora cearense em novos sistemas DWDM da Padtec ampliam a capacidade total de transmissão de sua malha óptica de Gbps para Tbps

A Brisanet vai usar tecnologia da Padtec para ampliar a capacidade de sua rede no Nordeste. A operadora regional comprou transponders duais de 100 Gbps e 200 Gbps da fabricante paulista, que serão usados nas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

Segundo Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, os transponders permitirão à operadora elevar a capacidade total de transmissão “de Gigabits para Terabits por segundo, ainda neste ano”.

Os dispositivos fazem parte da plataforma LightPad i6400G da Padtec. “Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, ressalta Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec.

Argemiro lembra ainda que, só no Nordeste, a empresa já iluminou mais de 30 mil quilômetros de redes ópticas DWDM. “No Cinturão Digital do Ceará, por exemplo, o consórcio formado pela Brisanet e outros dois grandes provedores da região Nordeste construiu uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gbps, que interliga várias cidades do estado”. (Com assessoria de imprensa)

(Fonte: Da Redação ) - 26/05/2020
Zuckerberg: Facebook adotará trabalho remoto permanente

Mesmo após afrouxamento das medidas do isolamento causadas pelo coronavírus, Facebook vai manter trabalho remoto

O Facebook vai adotar o trabalho remoto permanente, mesmo após o afrouxamento das medidas de isolamento causadas pelo coronavírus, disse o presidente-executivo, Mark Zuckerberg, a funcionários nesta quinta-feira, acelerando a diversificação geográfica do setor de tecnologia para longe do Vale do Silício.



Figuras humanas com logotipo do Facebook ao fundo. 12/4/2020. REUTERS/Dado Ruvic
Foto: Reuters

Zuckerberg disse que a maior rede social do mundo começará a "implantar agressivamente a contratação remota", esperando que cerca de metade de seus funcionários trabalhe remotamente dentro dos próximos cinco a 10 anos.

A empresa adotará uma abordagem mais calculada com os funcionários atuais, com base na sua função e desempenho, disse ele, e estabelecerá o prazo de 1º de janeiro de 2021 para que a equipe atualize a empresa sobre sua localização.

O Facebook, que já disse que vai manter os planos de contratar 10 mil engenheiros de produtos e funcionários este ano, também construirá três novos hubs em Atlanta, Dallas e Denver, onde os trabalhadores remotos dessas áreas podem se reunir ocasionalmente.

"Estes não são necessariamente escritórios", disse Zuckerberg, embora a empresa deva criar "algum tipo de espaço físico" para acompanhá-los. "A ideia para esses hubs é que queremos criar uma escala. Queremos focar a energia de recrutamento em algumas cidades onde podemos chegar a centenas de engenheiros".

Ele previu algumas economias ligadas a imóveis, alimentação e mão-de-obra, já que os altíssimos pacotes de remuneração do Vale do Silício serão ajustados se os funcionários do Facebook optarem por morar em regiões menos caras.

O efeito sobre os custos não é claro, disse Zuckerberg, já que a economia será parcialmente compensada por custos adicionais relacionados a viagens e tecnologias associadas à instalação de equipamentos de trabalho em casa.

(Fonte: Katie Paul - Reuters) - 21/05/2020
ANATEL APONTA QUE 5G BRASILEIRA NÃO PODERÁ CONTAR COM 400 MHZ

Conforme o Comitê de Uso de Espectro e Órbita, a convivência da 5G com os serviços fixos por satélite (SFF) e com a TV por parabólica irá demandar requisitos bem mais rígidos. Entre eles a implementação de banda da guarda de pelo menos 20 MHz. Com isso, a Anatel terá que refazer toda sua proposta de venda da 3,5 GHz

O Comitê de Uso de Espectro e Órbita (CEO), que realiza os testes de convivência entre a tecnologia 5G (IMT 2020) e os demais serviços que utilizam frequências adjacentes, como a TV por parabólica (TVRO) e os serviços fixos por satélite (FSS) publicou hoje, 21, no site da Anatel, os últimos resultados dos testes realizados por simulações computacionais, já que os testes de campo foram suspensos devido a pandemia.

E os resultados apontam que será necessário um novo estudo sobre a modelagem do leilão de venda do espectro de 3,5 GHz, visto que o resultado apontado pelo Comitê é categórico: embora seja possível a convivências dos três serviços, ela só ocorrerá sem sofrer interferência se forem adotadas medidas bem mais rígidas, que limitarão o tamanho da banda a ser colocada à venda.

Conforme o comitê, será imprescindível adotar uma banda de guarda(ou seja uma faixa de “fronteira” entre os serviços), de no mínimo 20 MHz.

Diz a decisão: o Comitê recomenda que se avalie a possibilidade de ser estabelecida, para a licitação do 5G, uma faixa de guarda entre os dois sistemas de radiocomunicação. A título de exemplo, os Estados Unidos da América adotaram uma faixa de guarda de 20 MHz. Uma faixa dinâmica de até 40 MHz também poderia ser utilizada, conforme a necessidade do caso concreto. A faixa de guarda facilita a coexistência dos sistemas e diminui consideravelmente a necessidade de soluções mais invasivas, como a separação geográfica de alguns quilômetros, diminuição de potências de operação e a substituição de equipamentos e dispositivos (sintonizadores, filtros de guia de onda, etc.)

Diz ainda a nota que o Comitê recomenda a adoção de condições operacionais mais rígidas para o IMT-2020 que aquelas sugeridas como referência pelo 3GPP (3rd Generation Partnership Project, organização tecnológica padronizadora do 5G), a exemplo do realizado em outros países.

Quanto às TVs por parabólicas, o Comitê confirma que os filtros utilizados até agora não conseguem resolver o problema da interferência.

Conforme os técnicos, os filtros, ou os LNBF (Low Noise Block Feedhorn, um componente do sistema receptor encontrado no centro da parabólica) que precisam ser instalados nas antenas das TVs para que não sofram interferência da 5G não podem ultrapassar interferência agregada de, pelo menos, -30 dBm (um milionésimo de watt).

Se possível, os dispositivos deveriam ser ainda mais robustos, de pelo menos -25 dBm, “caso as condições de produção e custos assim permitam”, pondera o estudo. E não existem ainda esses produtos fabricados no Brasil ou em qualquer outra parte do globo.

(Fonte: Miriam Aquino) - 21/05/2020
Apple reabre mais 25 lojas nos EUA

A Apple reabrirá nesta semana mais de 25 de suas lojas nos Estados Unidos, informou a empresa no domingo, continuando um processo gradual que reabriu as portas de quase um quinto de seus pontos de venda em todo o mundo.



14/12/2018 REUTERS/Jason Lee
Foto: Reuters

A fabricante do iPhone fechou todas as suas lojas fora da Grande China em março em resposta à disseminação do coronavírus. Na Grande China, começou a fechar suas mais de 50 lojas em janeiro e as reabriu em meados de março.

"Nosso compromisso é reabrir nossas lojas quando estivermos confiantes de que o ambiente é seguro", escreveu Deirdre OBrien, chefe de varejo da Apple, no domingo, em nota no site da empresa.

As lojas irão impor regras de distanciamento social, limitarão a ocupação e algumas oferecerão apenas serviços de retiradas de encomendas, disse ela.

A Apple não divulga sua receita das lojas de varejo. As vendas diretas, incluindo lojas de varejo, vendas na web e corporativas, foram responsáveis por 31% de sua receita de 260 bilhões de reais em 2019.

O presidente-executivo, Tim Cook, recusou-se no mês passado a fornecer uma perspectiva para o trimestre de junho, citando incerteza nos negócios causada pelo vírus. As vendas do primeiro trimestre na China, refletindo o confinamento e o fechamento de lojas no país, somaram 9,46 bilhões de dólares, cerca de 1 bilhão de dólares a menos do que no mesmo período do ano anterior.

Na semana passada, a Apple reabriu suas cinco primeiras lojas nos Estados Unidos, exigindo que clientes e funcionários passassem por verificações de temperatura e usassem máscaras antes de entrar nas instalações.

A Apple possui 510 lojas em todo o mundo e 271 nos Estados Unidos.

O site 9to5Mac informou que a empresa reabrirá 10 de suas lojas na Itália a partir de terça-feira.

(Fonte: Reuters) - 18/05/2020
Listando: 5 de 1317

Anuncie

Sobre o Portal da 25

O Portal da 25 foi lançado em 01 de maio de 2001, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua 25 de março no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para área pessoal e doméstica.