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Notícias na 25 de março

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Fique atento a cavalos-de-tróia em mensageiros instantâneos

Além de spams, de sites farsantes e de downloads maliciosos, é bom o usuário se preocupar com os mensageiros instantâneos, como o Messenger ou o Skype.

Este último, por exemplo, foi vítima de um elaborado cavalo-de-tróia na semana passada. Sorte dos brasileiros que, aparentemente, o português não entrou na tramóia pirata. O soft malicioso pode mandar mensagens em, pelo menos, três línguas: letão (falado na Letônia), russo e inglês.

O vírus tenta enganar o usuário do Skype --num chat iniciado por um desconhecido ou até por um contato autorizado-- pedindo que ele clique em um link externo que levaria para uma foto com a extensão JPG. Levaria, porque, na verdade, a intenção é abrir uma janela de download de um programa com a extensão SRC, o vírus batizado de w32/Ramex. O internauta precisa aceitar o download para ser pego.

Por isso, qualquer que seja o aplicativo da internet usado, verifique se o link anunciado corresponde ao endereço ou ao arquivo acessado --mesmo que a dica venha aparentemente de um amigo.

O blog do Skype avisa que www.f-secure.com, www.kaspersky.com e www.symantec.com já tinham atualizado seus produtos para eliminar o vírus.

A www.securityfocus.com adverte que tem aumentado muito o número de vírus que abusam dos programas como o Skype e o Messenger para se espalhar. Alguns chegam a checar a configuração do PC do usuário para mandar a isca no idioma do internauta.

(Fonte: da Folha de S.Paulo ) - 24/09/2007
Banda larga cresce 8% no segundo trimestre

O número de usuários de banda larga no Brasil cresceu 8% no segundo trimestre deste ano em relação aos três primeiros meses do ano, com a inclusão de 493 mil novos acessos à base. Ao todo, são 6,54 milhões de assinantes.

Os dados fazem parte do "Barômetro Cisco de Banda Larga", realizado pela IDC Brasil e divulgado nesta quarta-feira. O estudo, publicado a cada três meses, mede a evolução do mercado de banda larga no Brasil.

Em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior, o aumento foi de 35,9%. Nos últimos 12 meses, o país registrou 1,733 milhão de novas conexões.

"O crescimento ocorre devido à competitividade entre as empresas e a queda de preços na oferta dos serviços", explicou Pedro Ripper, presidente da Cisco do Brasil.

Os dados da IDC indicam que o acesso residencial continua sendo o principal mercado de banda larga, com 86,1% das conexões instaladas. O mercado corporativo representa 15,9% dos assinantes, com crescimento de 9% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano.

O acesso via xDSL (linha telefônica) representa 75% do total de conexões de banda larga no país. O cabo tem 21% de participação e apresentou o maior índice de crescimento, de 11,5% em relação ao primeiro trimestre. Segundo o estudo, as soluções sem fio (wireless, em inglês) e satélite ainda funcionam como uma alternativa para localidades sem cobertura de rede de telefonia ou cabo.

Segundo a pesquisa, a adoção da banda larga móvel também é uma tendência. Até junho deste ano, eram 233 mil assinantes de banda larga por meio de telefonia móvel.

(Fonte: DEISE DE OLIVEIRA da Folha Online ) - 17/09/2007
Receita realiza operação contra comércio ilegal pela internet

A Receita Federal realiza hoje (12) em todo o país uma operação de combate ao contrabando, a Leão Expresso 2º. A operação tem como alvo o comércio ilegal de produtos de origem estrangeira adquiridos pela internet e enviados pelo correio.

Participam desta operação 185 servidores. Eles vão inspecionar as encomendas em 25 cidades. As que tiverem indícios de irregularidade serão retidas e os responsáveis chamados a prestar esclarecimentos. De acordo com a assessoria de imprensa da Receita, devem ser apreendidos R$ 1,5 milhão em mercadorias irregulares.

Notebooks, projetores de vídeo, videogames, câmeras digitais e outros equipamentos de informática estão entre os itens mais apreendidos neste caso, informa a Receita.

(Fonte: da Folha Online ) - 17/09/2007
Computador pré-pago terá banda larga

A Microsoft está colocando em prática um plano para popularizar o uso dos computadores no Brasil. Nesta semana, ela anuncia, em parceria com a Telefônica e a Positivo Informática, o computador pré-pago.

A idéia da iniciativa dessas empresas é alugar máquinas conectadas à internet de alta velocidade, com softwares instalados -incluindo programas antivírus-, assistência técnica e seguro.

A operação será capitaneada pela Telefônica, que só oferecerá cem computadores. "É um teste antes de lançarmos o produto no mercado", afirma Fábio Bruggioni, vice-presidente da Telefônica Negócios.

Não é preciso ter linha telefônica para contratar o serviço. Três planos estarão disponíveis e o contrato terá validade de dois ou três anos.

As mensalidades começam em cerca de R$ 170 e variam de acordo com a configuração das máquinas adquiridas. O pacote pleno oferece um limite de até oito megabytes para troca de dados em uma rede de até 30 computadores.

Essa parceria pretende facilitar o acesso de pequenas e médias empresas à tecnologia. Segundo a Telefônica, até mesmo consumidores que tenham restrições de crédito poderão pleitear o serviço.

Isso porque o novo computador produzido pela Positivo terá um software da Microsoft conhecido como FleGo. Por meio dele, será possível desligar o equipamento remotamente caso o pagamento da fatura não seja efetuado.

"O programa avisa quando o micro ficará inoperante após 15 dias do vencimento," explica Jorge Salles, diretor-geral de negócios da Microsoft para a América Latina.

Com a instalação desse dispositivo, a inadimplência praticamente desaparece.

Novos rumos

As inovações não param por aí. No segundo trimestre de 2008, a Microsoft fará um novo teste para avaliar o comportamento dos consumidores de baixo poder aquisitivo. "Vamos dar mais um passo na consolidação do PC pré-pago", afirma Salles.

O projeto é vender os micros em três redes varejistas. Para adquirir o PC pré-pago, o cliente dará uma entrada de até 30% do preço da máquina. Contudo, o equipamento só funcionará se ele comprar cartões com créditos de uso.

Ainda não está definido onde os cartões serão adquiridos. Os valores pagos por eles vão abatendo o restante da dívida com a loja. "Quanto mais o cliente usar o computador, mais rápido efetuará o pagamento", disse Salles. Só depois de quitado é que o computador passa a ser do consumidor.

Diferença

Essa é a principal diferença em relação ao produto a ser lançado nesta semana pelas três empresas. Ao término do contrato, o cliente devolverá o equipamento. Também poderá renovar a assinatura e, nesse caso, receberá um novo computador.

Outras iniciativas estão na fila de espera. A Microsoft estuda ainda lançar no Brasil um computador "patrocinado" por anunciantes, que custaria mais barato. "Seria como um site, cuja fonte de receita são os anúncios feitos em banners", explica Salles.

O potencial do negócio é enorme. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), existem cerca de 5 milhões de micro e pequenas empresas e poucas investem em tecnologia devido aos altos custos envolvidos.

(Fonte: JULIO WIZIACK da Folha de S.Paulo ) - 10/09/2007
Brasil fica em quarto lugar no mundo em vendas de PCs

Com o aumento das vendas de notebooks, o Brasil passou do 7º ao 4º lugar no ranking mundial de vendas de computadores, segundo dados da empresa de pesquisa IDC. Os principais mercados são Estados Unidos, China e Japão.

De acordo com a companhia, foram comercializados 2,1 milhões de notebooks e desktops de abril a junho, o que representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

As vendas de computadores portáteis chegaram a 300 mil unidades no segundo trimestre deste ano, de acordo com o IDC.

Para a empresa, o aumento não aconteceu devido à queda de preços dos notebooks, e sim devido às melhores condições de pagamentos e à oferta de modelos melhores de portáteis.

O Brasil foi o terceiro país do mundo em vendas de desktops de abril a junho, segundo ranking do IDC.

Nas vendas de notebooks, o país ficou em 15º lugar no período. Em 2004, o Brasil ficou em 33º lugar nessa comparação.

(Fonte: PAULA LEITE da Folha de S.Paulo ) - 10/09/2007
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Sobre o Portal da 25 de Março

O Portal da 25 de Março foi lançado em 01 de janeiro de 2002, tendo como objetivo principal a divulgação de empresas e produtos comercializados na região da rua Santa Ifigênia no centro da cidade de São Paulo, focando-se principalmente em produtos voltados para a área doméstica em geral.